Refúgio Transitório. Arquitetura Temporária no Contexto dos Campos de Refugiados

Autoria: Sílvia Inês Santos

Orientação: Margarida Louro

Co-Orientador:

Universidade de Lisboa

Menção honrosa

Memória descritiva

A crise migratória e humanitária aumentou significativamente ao longo dos últimos anos, o que denota que muitas pessoas perderam o seu lugar de morada e arriscaram na procura de um novo, tornando-se refugiados. Existe uma necessidade recorrente e crescente de lugares de acolhimento designados como campos de refugiados, no entanto a maioria evidencia diversos problemas.

O presente Projeto Final de Mestrado, Refúgio Transitório, pretende dar resposta a esta questão, através da reflexão sobre o habitar e a sua reinvenção, associados ao sentido do acolhimento. Além disso, apresenta um estudo sobre soluções práticas com o objetivo de proporcionar aos refugiados um abrigo e um local que lhes permita reconstruir a sua qualidade vida e recuperar o sentimento de pertença.

Os conceitos apoiados pela arquitetura temporária, sustentabilidade e flexibilidade, fundamentam e encaminham a proposta projetual desenvolvida. Tendo em conta a imprevisibilidade de acontecimentos que podem ocorrer, qualquer lugar pode necessitar de implementar abrigos para refugiados. Neste sentido, o panorama de três contextos distintos aqui apresentados, comprova e elucida a versatilidade do projeto.