Sensores de Paisagem. Descodificar a Paisagem, em São Pedro de Moel, através da leitura dos lugares

Autoria: Bárbara Alexandra Costa Silva
Orientação: João Paulo Cardielos
Co-Orientador:
Universidade de Coimbra
Memória descritiva
São Pedro de Moel é objeto de estudo e a Arquitetura quer desenhar desafios sensíveis que articulam natureza e território como Paisagem.
A identidade da praia deve-se à intensidade do pinhal envolvente sobre as dunas que lhe suportam a imagem. Também, ao êxito de um plano que forçou a arquitetura a integrar a natureza, onde habitações emergem entre pinheiros. Hoje, a luta dos cidadãos empenhados no desenvolvimento do seu lugar urbano reflete o medo acrescido pelo desgaste do tempo.
O desafio do projeto amplifica-se com a exploração deste território sensível, polvilhado de espaços que iludem subtemas adormecidos, que inspira o acrescentar de valores à sua condição essencial. A intensificação da leitura da paisagem é denominador comum para um percurso pedonal estruturante, que tem como objetivo proporcionar experiências de imersão sensorial no território. Ao complementar as voltas dos cinco e dos sete, pequenas rotas estabelecidas na faixa de proteção litoral do Pinhal do Rei, o percurso sinaliza pontos de categorias diversas, puramente fisiológicas ou de aventura e descoberta. A sequência de lugares inscritos na paisagem desafia os utilizadores para a oportunidade de experimentar distintas percepções sensoriais. Distância, tempo e clima sublinham diferenças e também cultura. Ao expandir as voltas de São Pedro acrescenta-se-lhes valor de autodescoberta em passeio lúdico e educativo.
São treze estâncias que ligam cada lugar aos seus valores culturais e que se completam com as experiências do corpo na paisagem. É-se confrontado com a altitude, numa torre de observação e num mirante, acima da copa das árvores, ou fascinado num momento de contemplação do horizonte, enquanto se ouve o vento, ou as ondas do mar no fundo de uma arriba. No lugar da escrita homenageia-se a literatura do poeta local Afonso Lopes Vieira. Há ainda um percurso escavado e uma gruta que envolvem e comprimem, para depois proporcionarem deslumbramento numa ampla clareira luminosa…