Instrumento, Processo, Estratégia: (Re)Construir as paisagens arquitectónicas do Douro – Caldas do Moledo

Autoria: Ana Dias

Orientação: Carla Alexandra Garrido de Oliveira

Universidade do Porto- Faculdade de Arquitectura | Mestrado integrado em Arquitectura

Menção honrosa

Memória descritiva

Caldas do Moledo, conhecida como Pórtico de entrada do coração do Douro graças à sua posição estratégica na margem direita do Rio, sempre foi de grande importância no âmbito do intercâmbio cultural desta região. Apesar do marcado predomínio da monocultura da vinha, o caso de estudo apresenta pluralidades e diversidades ao longo da sua extensão, constituindo um conjunto urbano em muito devedor da acção de uma das personalidades mais marcantes do Douro, a ‘Ferreirinha’.

O recurso a perspectivas diversas –temporal, espacial e disciplinarmente oblíquas e ecléticas–, afastando-se de enquadramentos mais estanques, abrirá caminhos de acção mais conscientes e ajustados face à complexidade de relações, antigas e novas, mais perenes ou assumidamente não-permanentes, que constroem o território em ‘contemporaneidades sobre-postas’. Neste sentido, e aliado ao desenvolvimento de um método inter-escalar e multi-direccional, a proposta surge dividida em vários momentos que vão desde a territorial-regional à local-urbana.

A construção de uma estratégia de revalorização procura compreender e articular as possibilidades de recuperação de um lugar pleno de carácter, história e valores patrimoniais que, ainda que comprometido pelo abandono e pela acção do tempo, detém potencialidades enquadráveis nas dinâmicas contemporâneas, tanto local como regionalmente. Será apresentada uma visão, que não se revê nas relações e imagens superficiais do Douro turístico, procurando, antes, valorizar distintas qualidades e atmosferas, o Genius Loci.

Torna-se essencial compreender para criteriosamente preservar e transformar o património material e imaterial da Região do Douro, aqui focado em Caldas do Moledo, tanto quanto é imperativo reconstruir um discurso que una tradição e progresso, verdadeiramente representante de uma Paisagem Cultural Evolutiva e Viva.