MUSEU PORTUGAL NO ATLÂNTICO. Um Percurso Sobre a História

Autoria: José Pimenta Silva

Orientação: Fátima Fernandes

Escola Superior Artística do Porto - Departamento de Arquitectura

Finalista

Memória descritiva

“No poderoso promontório do Espichel, onde a serra da Arrábida mergulha abruptamente no mar Atlântico, parecem nascer – sobretudo à luz ainda pouco límpida do sol que desponta no nascer das manhãs, ou no trémulo fim de entardecer – as próprias neblinas da lenda e do mito. Como em todos os fins de terra, em que o horizonte do mar adivinha brumas de mistério e sustos de espanto, fronteiras naturais entre o conhecido e o apenas suposto, aqui se foram criando histórias de muito maravilhamento, se ergueram antiquíssimos cultos de perdida memória e se construíram seculares lendas.” (Pato, 2008)

 

Um percurso e uma série de plataformas expositivas. Um motivo – o evocar a autoridade do Atlântico sobre a história do nosso país. Portugal no Atlântico.

O Museu Portugal no Atlântico é um espaço fluido, aberto, em diálogo permanente com o sítio e com a envolvente, e que pretende através de um circuito, pontuado por várias construções, ir evocando momentos da nossa História dos Descobrimentos, e levar o visitante a sentir as razões, os sentimentos e as emoções das Descobertas.

É também o resultado da interpretação da história do Cabo, do reconhecimento do seu valor humano e patrimonial, da sua singularidade, e da vastidão de referências que oferece.

Apesar de diluído pelo Cabo deve ser uno, perceptível e coerente. Sem exageros desnecessários e fúteis, mas simultaneamente com o arrojo que certos momentos impõem.

Desde o início, mais próximo do Santuário, até à edificação final, o museu vai-se espraiando e procurando os locais que pela sua situação, exposição e relação com o mar e com as escarpas, podem ser compostos com construções, umas mais simples, outras mais elaboradas, que representem o próprio percurso dos Descobrimentos.

Os momentos são espaços de contemplação, meditação e exposição, com a presença permanente do Atlântico como fundo arrebatador.