O LUGAR DA MÚSICA NO BAIRRO ALTO. Proposta de Reabilitação e Ampliação da Escola de Música do Conservatório Nacional

Autoria: Sara Silva Lopes

Orientação: José Neves

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa Escola de Tecnologias e Arquitectura

Menção honrosa

Memória descritiva

Este projecto tem como exercício a remodelação e ampliação dos edifícios existentes do conservatório nacional de música de Lisboa.

Situado no Bairro Alto a intervenção estende-se, a nascente, desde a Rua dos Caetanos até à Rua de O Século, a poente. Compreende o edifício do conservatório, o edifício da rua de O Século, os muros de suporte, a “rotunda” e as ruas envolventes.

Para uma revitalização da envolvente próxima e para uma maior abertura do conservatório à cidade criou-se espaços urbanos que sirvam não só o conservatório como também bairro.

O programa do conservatório de música estabelece três premissas de organização, uma parte privada, uma semi-privada e outra pública. O edifício existente do conservatório acolhe o programa privado, ou seja, a escola. O edifício novo acolhe programa semi-privado, ou seja, salas de espectáculo. E o edifício da rua de O Século acolhe o programa público.

O edifício existente do corpo do conservatório mantem as suas características principais e tenta organiza-se para que o espaço possa coincidir com o programa. Mantem a entrada na Rua dos Caetanos e as circulações verticais. As circulações horizontais forçam o espaço a alterar-se para estabelecer as circulações em torno do pátio principal colocando as salas juntos das fachadas. O corpo que divide o pátio e os edifícios das traseiras são demolidos como dando o mote para o novo edifício.

Este novo edifício tem entrada pela “rotunda” da Rua de O Século e aproveita não só este largo como também a construção existente. O novo edifício abarca as salas de espectáculo, partilhadas com a cidade, e no seu topo um pátio coberto que serve a escola. O edifício da Rua de O Século serve como apoio ao conservatório e serve maioritariamente a cidade. Este comporta um museu, uma livraria, loja de instrumentos, e associações do conservatório.