POWERFUL SPACES

Autoria: Diogo Veiga

Orientação: Helder Casal Ribeiro

Universidade do Porto - Faculdade de Arquitectura

Menção honrosa

Memória descritiva

Pelo significado paisagístico do Zürichsee, o edifício da Fundação emerge como um espaço representativo da identidade corporativa do grupo KIBAG, produtor de betão de cariz emblemático em territórios helvéticos. Em virtude da sua posição limite ao largo da marina de Tiefenbrunnen em Zurique, o edifício pretende assumir uma presença de excepção dialogante com a horizontalidade do Zürichsee e a frente urbana contínua de baixa densidade.

A sequência espacial que organiza a Fundação KIBAG surge como reflexo da interpretação do lugar – um espaço de carácter e identidade específicos criado distintamente para estabelecer a mediação entre cidade e edifício. Resultante da relação entre volume exterior e espaço interno conformado, o princípio compositivo associado ao desenho do edifício manifesta a necessidade de encontrar um dispositivo arquitectónico espacialmente rico, capaz de organizar e estruturar as componentes programáticas.

Enquanto centro de formação para os trabalhadores do grupo KIBAG e núcleo de conferências e exposições aberto à cidade, o programa proposto distingue-se expressamente tanto em dimensão como em natureza. A polivalência do programa requerido à priori, antevê na relação intrínseca entre os espaços semi-públicos e os espaços privados o motor de uma lógica interna que dialoga assiduamente com o lago, as suas margens e o desenho estruturado da frente urbana.

Erguida em tensão com os demais elementos urbanos e naturais, a massa vertical do edifício assume-se como um elemento que se envolve na frente do lago e que ao mesmo tempo se destaca dentro do seu contexto, contrapondo-se às construções e vegetação adjacentes. A sua diferenciação volumétrica e tectónica provoca uma nova intensidade na relação com o lugar ao sublinhar, por oposição, a condição dominante do Zürichsee – uma ampla superfície horizontal espelhada. Para a sua definição como um todo coerente será determinante a clareza das formas e as superfícies de betão aparente que destacam a harmonia dos agregados extraídos da vasta extensão de água, que determinam na ligeireza e transparência do vidro os elementos tectónicos que constroem associações entre espaço, lugar e seu significado.