RECUPERAÇÃO PAISAGÍSTICA DA PRAIA DO BALEAL EM PENICHE. Requalificação do acesso e preservação do sistema dunar

Autoria: Diana Ferreira

Orientação: Desidério Batista

Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia - Mestrado em Arquitectura Paisagista

Finalista

Memória descritiva

O litoral português apresenta uma grande riqueza paisagística, geomorfológica e biológica mas, também, fortes degradações motivadas por uma sobreocupação e sobrexploração associada à urbanização e ao turismo. A costa oeste onde se localiza a área objeto de estudo e intervenção – a Praia do Baleal em Peniche – não é uma exceção.

A proposta de intervenção desenvolvida no âmbito do Estágio pretende a recuperação paisagística e valorização ambiental da faixa costeira compreendida entre o Parque de Campismo Baleal COOP e a praia. O projeto de paisagem elaborado procura conciliar a recuperação do sistema dunar com a utilização da praia por um público vasto e diversificado: banhistas, excursionistas, desportistas, etc.

A intervenção revela-se importante na medida em que esta é uma praia com excelentes condições para a prática do surf, sendo por isso muito solicitada, com uma paisagem única com um cordão dunar extenso que deve ser “salvo” da degradação humana.

Com efeito, o principal objetivo da intervenção é a recuperação do sistema dunar de forma a travar a sua degradação, conciliando o uso humano com a preservação do sistema natural que se assume na paisagem com tanta força. Assim, o conceito e ideia que sustenta o projeto é “Desenhar com a Natureza” formaliza-se através de um desenho de base que assenta na sustentabilidade e valorização do sistema natural, optando por materiais leves que respeitem a ecologia do lugar.