REDE MONÁSTICA DE ÉVORA UM PERCURSO ARQUITETÓNICO ENTRE A CIDADE E O ERMO

Autoria: João Bilou

Orientação: MARIA DO CÉU TERENO

Universidade de Évora - Escola das Artes

Menção honrosa

Memória descritiva

A rota monástica é o resultado de uma proposta de valorização do património, com o objectivo de resgatar a memória de mosteiros esquecidos ou desconhecidos, pertencentes ao território concelhio de Évora.

A proposta da rota serviu-se de fragmentos de diversos percursos ambientais existentes e de antigos caminhos, respeitando e enfatizando o património natural de modo a evitar alterações no meio ambiente. O percurso no território da rede monástica de Évora desenvolve-se em contexto natural e urbano, num circuito contínuo através de pré-existências, sendo pontuado em três momentos estratégicos de paragem e contemplação. Estas intervenções procuram criar uma relação entre a arquitectura e a paisagem, respondendo às necessidades do percurso e proporcionando uma melhor experiência ao caminhante.

O percurso é divido em dois momentos:
percurso intramuros: feito na cidade através das principais artérias e revelando os mosteiros intramuros.
percurso extramuros: avança para zonas periurbanas e rurais contemplando os mosteiros de ermo, através de três possibilidades de percurso.

A rota, com uma extensão de aproximadamente 60km, permite (re)visitar os vinte e um mosteiros que formam a rede monástica, bem como percorrer um vasto território. Para além do objectivo de interligar todo o património monástico de Évora, a rota releva também o legado de várias épocas, bem como a beleza natural deste território.

As intervenções inserem-se de forma estratégica no percurso, de forma a dar resposta às necessidades do caminhante. Três momentos de pausa no percurso protagonizados por uma torre mirante, que permite uma leitura da paisagem e da cidade e onde é possível observar a grande maioria dos mosteiros; por um abrigo que proporciona um espaço de fresco e descanso numa atmosfera introspectiva; por um miradouro que tira partido da topografia local e espreita por entre as árvores os mosteiros mais isolados.