1 CAMPUS, 3 MATRIZES. Ehl Lausanne

Autoria: Maria Moura

Orientação: Nuno Brandão Costa

Universidade do Porto - Faculdade de Arquitectura

Finalista

Memória descritiva

O projeto trata a requalificação do Campus da Ecole Hôtelière de Lausanne (Suíça). O campus tem uma área de 33.000 m2 e um programa variado, desde residências de estudantes a instalações académicas, desportivas e hoteleiras. Pretende-se o redesenho dos espaços comuns e uma ampliação significativa das residências de estudantes, que neste sentido, se apresentam como tema central da proposta. A ideia do projeto é distinguir a vida escolar da vida pessoal do aluno, criando um campus universitário com uma imagem fluída e dinâmica, ao contrário dos clássicos conjuntos académicos. Dadas as condicionantes do terreno e programa, não se trata de criar uma distância física, trata-se de criar uma separação entre o mundo académico e o mundo privado de cada estudante. Definiu-se uma distância fictícia construída a partir da justaposição das três matrizes compositivas, cada uma delas com o seu desenho e função. A diversidade entre as três matrizes é comprovada pelas suas referências. A primeira matriz (1), parte de uma pintura gestualista de Jackson Pollock para investigar a lógica de distribuição programática. Uma matriz que trata de criar uma rede de atividades extracurriculares, que do ponto de vista psicológico, desligam o aluno da vida académica. A segunda matriz (2), constrói o discurso acerca do território, com base nos planos moldáveis de cores da pintura abstrata de Ângelo de Sousa. São criados os percursos pedonais que interligam as atividades, um conjunto de ramificações por todo o terreno que determina os planos topográficos que constroem a paisagem. A última matriz (3), concentra-se na organização compositiva dos edifícios. Parte da abstração máxima dos elementos, segundo a obra suprematista de Kasimir Malevich para desenvolver uma estrutura geral sólida. A disposição regular dos edifícios contrasta com as matrizes irregulares que se encontram no piso térreo. A convivência entre as três matrizes compositivas produz uma série de jogos visuais, que dependem da distância do observador ao edifício. É uma sensação que altera a percepção da distância real do aluno aos espaços. Idealiza-se, assim, uma cidade universitária construída à base de variações e sensações, fruto de distâncias e proximidades.