Todos os anos convidamos um artista com expressão relacionada com arquitectura para encabeçar a imagem da edição do prémio.

MARCO MENDES

Coimbra, 1978. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Autor de banda desenhada, ilustrador, artista plástico e professor. Membro fundador do Clube de Desenho, do Porto. Criou com Miguel Carneiro o colectivo artístico e editorial A Mula, em 2006, responsável pela publicação de diversas antologias de banda desenhada, ilustração e artes plásticas, bem como por inúmeras exposições colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Publicou em 2008 o livro “Tomorrow the Chinese Will Deliver the Pandas”, pela Plana Press, em Maio de 2012 a novela gráfica “Diário Rasgado”, que compila uma série de BD’s autobiográficas, em 2013 o álbum de desenhos “Anos Dourados” e em 2014 a novela gráfica “Zombie”, todos pela Mundo Fantasma.

Descrição da imagem

Montra partida

Descrição da imagem

Aguarela sobre papel (40x30cm); banda desenhada para apoio ao desenvolvimento do projeto de arquitetura, em parceria com a oficina SKREI (Porto, 2019).

Descrição da imagem

Pintura a pastel e óleo sobre madeira (90x60cm) para apoio ao projeto de arquitetura de adega industrial, em parceria com a oficina SKREI (2019).