Walter Rossa

Walter Rossa é Arquiteto (FAUTL 1985), mestre em História da Arte (UNL 1991), doutor e agregado em Arquitetura (UC 2001 e 2013), professor catedrático do Departamento de Arquitetura, Investigador do Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra e, também na UC, titular da Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa. A sua investigação desenvolve-se segundo duas linhas de grande reciprocidade: urbanística de influência portuguesa e planeamento urbano em contextos com relevância patrimonial. Por extensão procura o estabelecimento de interações entre a sua atividade académica e ações de cooperação para o desenvolvimento. Nesse âmbito tem alargado a sua docência a escolas de arquitetura de outros países de língua oficial portuguesa.

Sónia Talhé Azambuja

Licenciada em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) em 2000, tendo obtido os graus de mestre (2006) e de doutora (2015) em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL/ULisboa). É Professora Auxiliar Convidada de Arquitetura Paisagista do ISA/ULisboa e da FCT/UAlg. É Investigadora do CEABN-InBio/ISA/ULisboa e colaboradora do ARTIS/IHA/FL/ULisboa. É Presidente da Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA), e desde 2010 que coordena as obras de conservação e restauro do JBA. Foi secretária-geral da direção da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas-APAP (2016-2020). Foi membro internacional do ICOMOS-IFLA, International Scientific Committee on Cultural Landscapes (2009-2019). Autora dos livros A Linguagem Simbólica da Natureza… (Lisboa: Nova Vega, 2009) e Plantas, Animais e Paisagem… (Lisboa: Scribe, 2021). Já orientou mais de duas dezenas de dissertações de mestrado em Arquitetura Paisagista, tendo algumas delas sido distinguidas pelo Prémio Archiprix.

Pedro Miguel Mascarenhas de Brito

Arquiteto pela Universidade de Évora (Licencia-se em 2014 e finaliza o Mestrado em 2019). Em 2015 participa no Workshop internacional “Landscape and Architecture – The Medina of Safi: Rehabilitation of Oued Chaâba stream and its urban área” (Marrakech e Safi – Marrocos); em 2016 participa no “Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp 2016”; em 2017 participa no Workshop Internacional “The Power of Experiment” (Trienal de Arquitectura de Lisboa). Em 2019 integra o Workshop Internacional “Paesaggi minerari” (Dipartimento di Ingegneria civile, ambientale e architettura – DICAAR, dell’Università di Cagliari, Iglesias – Sardenha – Itália). Em 2020 vence a 8ª Edição do Prémio Archiprix Portugal com o trabalho “Vila da Fuzeta, Entre o mar e a terra. Revelar Arquiteturas, Percursos e Horizontes Lagunares” e participa no II Congresso Internacional “Arquitectura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental”: Povoações Alcandoradas – Arquitectura e Paisagem – com comunicação sobre o trabalho de mestrado. Colaborou, desde 2014, no atelier ERG dreams e encontra-se atualmente em estágio profissional no atelier Estúdio ODS.

Pedro Bandeira

Pedro Bandeira (1970), arquiteto (FAUP 1996), é Professor Associado na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho e membro investigador do Lab2PT.

Nuno Tavares da Costa

Nuno Tavares da Costa (1975, Lisboa) é arquiteto e investigador. Estudou Arquitetura na FA-UTL e tem um doutoramento em Arquitetura pelo ISCTE-IUL. É coordenador de projeto na Bak Gordon Arquitectos desde a sua fundação, em 2002. Durante mais de duas décadas colaborou e coordenador vários projetos nas áreas da habitação, educação e equipamentos públicos, destacando-se as Casas em Santa Isabel, a Escola Secundária Weitenzelg em Romanshon e o Museu Nacional dos Coches. É investigador integrado do DINÂMIA’CET-IUL, no grupo Cidades e Territórios.

Marta Andreia Costa Rodrigues

Arquiteta paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia e mestre em Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. É técnica superior da Direção-Geral do Território, onde assume o secretariado técnico da Comissão Nacional da Arquitetura e Paisagem, e promove a implementação da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem. Assegura, enquanto perita nacional, a representação de Portugal junto do Conselho da Europa ao nível da Convenção Europeia da Paisagem. É responsável pela organização do Prémio Nacional da Paisagem.

José Veludo

Licenciado em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa em 1988, torna-se em 1999 cofundador da NPK, Arquitetos Paisagistas Associados. Desde então tem desenvolvido trabalhos na área de projeto, planeamento urbano e ordenamento da paisagem. O processo de trabalho, desenvolvido em coautoria, procura estabelecer sinergias, integrando outras disciplinas que possam enriquecer, complexificar e desafiar o modo de encarar cada novo projeto. Tendo presente a ética ambiental como um pilar do exercício da profissão, o processo projetual procura estar atento ao que é hoje a produção dos espaços contemporâneos na sua dimensão, social, ecológica, política e cultural, considerando que a compreensão holística é fundamental na articulação de todas estas dinâmicas.