A PORTA DE ALCOBAÇA PARA O MAR. Uma proposta para o território do rio Alcoa na antiga Lagoa da Pederneira

Autoria: João Cordeiro

Orientação: Carlos Martins

Universidade de Coimbra - Departamento de Arquitectura

Finalista

Memória descritiva

O Alcoa é um rio integrado num território rico e diversificado, transformado por diversos factores ao longo dos séculos. Estas meta­morfoses ocorreram mais significativamente no troço do rio a partir da zona urbana da cidade de Alcobaça até à foz. Actualmente, a paisagem é dominada por campos agrícolas; contudo, outrora fora ocupada pela Lagoa da Pederneira, um “braço” de mar reentrante.

O trabalho apresenta uma proposta para o território da antiga Lagoa, valorizando a paisagem na relação com a cidade de Alcobaça. O projecto é constituído por três operações interligadas mas distintas, segundo as diferentes realidades físicas do lugar.

Na planície aluvial propõe-se uma ciclovia, associada a circuitos alternativos, que introduza e potencie a visita, a travessia e usufruto deste território.

No vale de transição entre a zona urbana da cidade de Alcobaça e os campos agrícolas – a “garganta” – surge o programa do Parque Verde. O desenho do parque serve-se da riqueza natural do vale e das estruturas fabris da antiga COFTA, explorando novos percursos e definindo/resgatando novos espaços. Inicialmente no desenho do Parque repartiu-se o vale em quatro zonas, com características próprias que resultaram em diferentes propostas programáticas: a clareira, a ilha, o jardim e o terreiro.

Por fim, associado a estes dois objecti­vos, propõe-se redesenhar a porta norte da cidade, dignificando a principal estrada de ligação à Lagoa e daí ao mar.

O estudo do território permitiu produzir desenhos de síntese essenciais para uma melhor com­preensão do território e das suas diversas transformações, seleccionando a infor­mação estudada mais relevante para dar incremento à proposta. Esta informação permitiu o desenvolvimento de um Mapa do território do rio Alcoa na antiga Lagoa da Pederneira, complementado com perfis dos antigos alvéolos da Lagoa, que foram a base para a definição das propostas para a planície aluvial e do Parque Verde.