CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA NO LUGAR DO GRILO. A cidade: uma forma de tempo volatil

Autoria: João Tobias

Orientação: Daniel Jiménez Ferrera

Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento

Menção honrosa

Memória descritiva

A escolha do local de intervenção com a premissa de um programa de espaço expositivo de cultura contemporânea centrou-se na zona oriental da frente ribeirinha da cidade de Lisboa.

O lugar do Grilo foi selecionado por se tratar de um troço de cidade descontinuada com necessidades urgentes. A sobreposição de infra-estruturas e edifícios de diferentes gerações definem um espaço onde a ausência de planeamento e a perda de função de muitos destes componentes se manifestam num conjunto obsoleto. A barreira física constituída pela linha férrea, o conjunto de edifícios devolutos fabris e ocupações clandestinas na aproximação da cidade à linha férrea , bem como a construção dos sucessivos aterros do Porto são os propulsores do afastamento entre a cidade e o rio. A intervenção propõe uma regeneração do lugar por meio de um atravessamento transversal público cidade- rio, fundindo a cidade com a zona ribeirinha. O edifício oferece à cidade um espaço de abrandamento do ritmo urbano onde a experimentação da obra de arte pelo homem urbano dá sentido ao conceito interventivo da arte contemporânea.

Os espaços expositivos são caracterizados pelo estudo da luz indireta que anula a noção da passagem do tempo do mundo exterior, criando um espaço sem referências ao exterior e com total liberdade para a interação recíproca entre a obra e o visitante, num processo de interioridade. O edifício engloba ainda espaços de oficinas para a produção artística que se implantam na antiga linha de costa, troço mais consolidado do lugar, aproximando os artistas da própria matéria sobre a qual trabalham, o homem contemporâneo.

Este estudo procura uma fusão entre os problemas urgentes de um lugar, um programa cultural e o Homem contemporâneo, sendo que as intencionalidades espaciais propostas foram constantemente pensadas a partir da dimensão temporal.