APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES BIOCLIMÁTICAS EM ARQUITETURA

Autoria: Laura Conde

Orientação: JOÃO PAULO FIALHO DE ALMEIDA PEREIRA DELGADO

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA

Finalista

Memória descritiva

O principal objetivo da dissertação, é conceber uma proposta de projeto utilizando vários métodos para otimizar o desempenho energético-ambiental, tal como a conversão para energias renováveis que contribuam para uma boa salubridade e um bom conforto, do interior do edifício, minimizando desta forma as necessidades energéticas.

Para tal foi necessário analisar o local a intervir em Marvila, nomeadamente o meio envolvente, a história do local e dos edifícios presentes, os ventos predominantes, as condições de insolação e os materiais mais adequados. Foi dado grande destaque às ruínas, de elevado valor histórico, da Quinta dos Alfinetes. Esta Quinta, situada a nordeste do território, foi construída na primeira metade do século XVIII.

Pretende-se, após uma análise teórica acerca das soluções eficientes energético-ambientais, realizar um projeto de arquitetura que:

  1. a) Evidencie e realce a ruína de grande valor histórico da Quinta dos Alfinetes;
  2. b) Adeque os espaços às necessidades da comunidade;
  3. c) Aplique vários métodos construtivos que proporcionem salubridade e bem-estar, quer a nível interior, quer exterior, do edifício;
  4. d) Conceba vários espaços que garantam uma vasta versatilidade de atividades;

O objeto de estudo da presente dissertação (Centro Cultural e Interpretativo de Marvila) derivou da participação num concurso alusivo à quinta edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, o qual propôs uma abordagem arquitetónica que deveria corresponder a uma conjugação harmoniosa entre a racionalidade construtiva e a beleza natural, sendo as premissas principais a espacialidade e expressão do objeto arquitetónico e uma resposta às necessidades contemporâneas.

A racionalidade construtiva deveria ser abordada através de diferentes perspetivas, tais como: a utilização da estrutura; do ornamento; da materialidade e dos revestimentos, como uma só linguagem, permitindo assim que o projeto se expresse de uma forma ímpar e singular. Esta proposta precisaria também de ser capaz de apresentar simultaneamente a capacidade de funcionamento da sua própria estrutura como um sistema de carga do edifício em si, de conseguir subjugar a sua própria espacialidade e simultaneamente destacar-se através da sua expressão arquitetónica.

A realização desta dissertação teve como principal objetivo demonstrar que a redução dos gases com efeito estufa é possível num edifício público, sem que isso lhe retire estética ou funcionalidade.