REVIVEHUMBOLDT. Reabilitação do Hotel Humboldt – Caracas, Venezuela

Autoria: Fabiola Jennings

Orientação: Rui Lacerda

Escola Universitária das Artes de Coimbra - Faculdade de Arquitectura

Finalista

Memória descritiva

A proposta de projecto consiste na reabilitação do Hotel Humboldt construído em 1956, implantado a 2150 metros de altura sob o nível do mar na montanha Ávila, Caracas, Venezuela. El Ávila é um dos maiores pontos de interesse na cidade de Caracas, é também o que separa a cidade do Mar das Caraíbas, um labirinto verde que oferece oxigénio à cidade. É relevante destacar que ao cimo da montanha a vista oferecida é totalmente imponente, tendo ao sul a cidade e ao norte o mar.

Para atingir uma coerência de ideia de projecto foi necessário fazer uma ligação entre os vários discursos de estudo. Tais discursos são fundamentais na evolução da ideia conceptual. O sítio, peça fundamental do hotel, já que o Arq. Tomás José Sanabria incluiu a envolvente à arquitectura; A importância deste perante a cidade, trás uma vida de aberturas e encerramentos este tornou-se reflexo do desenvolvimento politico do país e também ícone da cidade; Por ultimo a ideia de projecto, sendo esta solução o que vira encerrar esta vida de distúrbios que o hotel manteve, completando-o e devolvendo à cidade o seu ícone.

A ideia de projecto na linguagem interior surge do problema de se encontrar afastado da cidade e não ter qualquer programa que desperte a atenção das pessoas, este é o principal factor do encerramento do hotel. Desta maneira manifesta-se a necessidade de acrescentar programa que em primeiro lugar complete o hotel sem dissuadir a sua essência e de valor ao hotel.

Na linguagem exterior do hotel pretende-se criar um novo volume de acesso para o teleférico onde seja claro que é o ponto principal de acesso e que este se relacione mais com o conjunto. Por outra parte conceber o volume principal de distribuição do hotel sem ocultar as verdadeiras origens da obra autentica, mantendo sempre presente a época no qual foi construído e as fortes influencias de grandes mestres da arquitectura moderna que nele se reflectem.